Agora são: horas e minutos - Agradeço sua presença e volte sempre

NASA prevê passagem pela Terra de asteroide ‘potencialmente perigoso’ neste domingo, 4 de fevereiro

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou estudos mostrando que o asteroide 2002 AJ192 pode passar pela Terra neste domingo, 4 de fevereiro. O corpo celeste é tratado pela NASA como “potencialmente perigoso.” O alerta da NASA para a possível passagem do asteroide pela Terra, é de pouca utilidade, segundo o físico Carlos Henrique Veiga, astrônomo do Observatório Nacional, situado no Rio de Janeiro. 
Edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch
Descoberto em 2002 e rastreado desde então, o asteroide tem mais de um quilômetro de largura e altura superior à do maior prédio do mundo, o arranha-céu Burj Khalifa, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que tem 160 andares e 828 metros de altura.   
O alerta da Nasa para a possível passagem do asteroide pela Terra, é de pouca utilidade, segundo o físico Carlos Henrique Veiga, astrônomo do Observatório Nacional, situado no Rio de Janeiro.
O Burj Khalifa conhecido como o Burj Dubai antes de sua inauguração, é um arranha-céu megatall em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Com uma altura total de 829,8 m (2,722 pés) e uma altura do teto (excluindo a antena ) de 828 m (2,717 pés), a Burj Khalifa tem sido a estrutura mais alta do mundo desde o início no final de 2008.
De acordo com o especialista, não existe a menor possibilidade de colisão com o planeta:
“No caso específico desse asteroide, não há risco algum de ele impactar a Terra. Pelas observações e pelos estudos que fizemos, ele vai passar a uma distância muito grande da Terra, cerca de 42 milhões de quilômetros. Ele é um asteroide grande, tem uma ordem de grandeza superior a um quilômetro, e se ele entrasse em rota de colisão com a Terra, as consequências poderiam ser muito graves. Mas não há riscos: o corpo celeste passará muito longe do planeta.”
Carlos Henrique Veiga critica a forma como as informações foram divulgadas pela Nasa:
“Há algumas imprecisões nestas notícias. Por exemplo, elas não revelam qual órbita o asteroide estaria seguindo e de que modo ele vem sendo rastreado. Ora, um astrônomo daqui do Observatório Nacional jamais sairia por aí produzindo declarações de impacto na mídia porque o risco de se criar pânico é muito grande. Então, se fosse realmente verdade a hipótese de que o asteroide poderia se chocar com a Terra, a forma de divulgar a notícia seria muito mais prudente e cautelosa. Acima de tudo, são necessárias muita observação e muita cautela em relação às notícias que envolvem corpos celestes.”
Concepção artística de um asteroide com formato cilindrico, provável formato do asteroide2002 AJ192
Carlos Henrique Veiga também analisou os efeitos de uma possível colisão do asteroide com a Terra. Para o astrônomo, o impacto não destruiria totalmente o planeta:  
“Dependendo de onde ocorra a colisão – e o mais provável é que ocorra na água – o efeito imediato seria a geração de uma frente monumental de ondas. Ou seja, a colisão provocaria uma enorme tsunami causadora de mortes e destruição. O choque não seria suficiente para destruir toda Terra mas, certamente, causaria grandes inundações.”
O astrônomo explicou ainda as diferenças conceituais, do ponto de vista astronômico, entre os corpos celestes:
“Em vários países, inclusive o Brasil, existem programas de monitoramento destes corpos. Desta forma, nós, físicos e astrônomos, conseguimos acompanhar os deslocamentos e as trajetórias de objetos como asteróides, cometas e meteoros. O meteoro, em geral, é resíduo de alguma coisa. Ele pode ser um fragmento de um asteroide, a poeira de um asteroide ou ainda a poeira de um cometa. Os meteoros são exatamente isso: fragmentos ou a poeira cósmica de asteroides e cometas. Na verdade, são três denominações para o que é tratado genericamente como meteoros: enquanto estão no universo ou no cosmos, eles são chamados de meteoroides; quando entram na atmosfera da Terra, tornam-se meteoros, e quando caem no planeta, ganham a classificação de meteoritos.” 

Postagens mais visitadas deste blog

Porquê tomar o Cloreto de Magnésio P.A.?

Homem constrói rádio chamado ''espírito de Tesla'' adivinha o que acontece quando ele é ligado? Assustador...

ÍNDIA - Cientistas Criam Cruza de Humano com Gorila, Nascendo Bebê Híbrido!!

Você já percebeu seu olho pulsando? Saiba o motivo disso acontecer

Cérebro Quântico: Somos computadores quânticos biológicos?

Inacreditavel descoberta : Desenhos antigos encontrados na Índia parecem representar naves extraterrestres (Vimana)

5 lugares do mundo que sofrem com o excesso de turistas

Células se movendo através de um organismo vivo - Vídeo

O que se esconde em nossas impressões digitais