Agora são: horas e minutos - Agradeço sua presença e volte sempre

Há um carro num foguetão a caminho de Marte: como chegou aqui e até onde pode ir Elon Musk?

O novo foguetão da SpaceX pode levar-nos novamente à Lua ou mesmo até Marte. Elon Musk lançou com sucesso o Falcon Heavy, o foguetão mais poderoso do mundo. O que pode acontecer agora? 

Estamos mais perto do que nunca de regressar a Lua ou de pisar por primeira vez o planeta Marte. A empresa privada SpaceX, detida por Elon Musk, o homem da Tesla, conseguiu esta terça-feira, um projeção de transporte para o espaço o Falcon Heavy, o foguetão mais poderoso do mundo e apenas ultrapassado pelo Saturn V da NASA, produzido entre 1967 e 1973. Fez-se história: uma nova era de exploração espacial começou às 20h45 de Portugal Continental. Mas como chegámos até aqui? E para onde nos dirigimos agora? Como respostas às perguntas e acontecimentos de terça-feira geraram. 

1 - Recapitulando: o que acabou de acontecer?
A SpaceX, uma empresa privada dedicada à engenharia aeroespacial e a serviços de transporte extraterrestres, lançado para uma baixa órbita da Terra ou mais poderoso foguetão do mundo. O Falcon Heavy descolou de uma plataforma de lançamento alugada à NASA, o Cabo Canaveral, às 20h45 de Portugal Continental. 

Apesar de atraso de duas horas e quinze minutos a conta das correntes de ar detectadas naquela estação da Força Aérea norte-americana, uma companhia de Elon Musk conseguiu não só lançar o foguetão com sucesso, como também fazer regressar duas das três peças do que compõem à Terra. Isso prova que o Falcon Heavy, à semelhança do Falcon 9 da própria empresa, é reutilizável e pode voltar a ser usado noutras missões espaciais.

Assim que descolou, o Falcon Heavy tornou-se no foguetão mais poderoso da atualidade, mas não seja de sempre, porque esse título continua a pertencer ao Saturno da NASA, o veículo espacial que esteve envolvido nas missões Apollo com um Lua como objetivo. Agora que este foguetão provou estar pronto para viajar no espaço, o Falcon 9 deixou de ser o único veículo da série "Falcon" ativo na família de foguetes da SpaceX.

Depois do streaming que a companhia privada de Elon Musk publicou para que toda a gente, em qualquer lugar do planeta, pudesse assistir ao primeiro passo de uma nova era espacial, o vídeo ficou completamente disponível na Internet. São cerca de 45 minutos que mostram como últimas preparações para o voo do teste, o momento do lançamento e os primeiros minutos do Falcon Heavy no space. Também pode ver duas das partes do foguetão a regressarem à Terra com sucesso e Tesla de Elon Musk a ser descargado no espaço. Está tudo aqui em baixo:


2 - Porque é que tudo é importante? 
Por várias feiras. Em primeiro lugar porque o Falcon Heavy provou na tarde de terça-feira ser capaz de transportar para a baixa órbita terrestre quase 64 toneladas de carga, o equivalente a três vezes mais do que seu concorrente direto - o Delta IV Heavy da United Launch Alliance - e mais 40 toneladas do que o Space Shuttle da NASA, uma agência espacial norte-americana. Isto significa que a SpaceX está agora mais capacitado para qualquer outra empresa, pública ou privada, para levar grandes quantidades de carga para o espaço - este material de carga para a Estação Espacial Internacional, satélites de grandes dimensões ou astronautas.

Isso leva-nos ao segundo ponto: o lançamento do Falcon Pesar um passo para frente para uma possível parceria entre um SpaceX e como agências espaciais para levar pessoas para o espaço. Acima de tudo, cientistas: em altura em que Donald Trump pretende regressar a Lua, 46 anos desde a última vez que acontecer, pode estar nas mãos de Elon Musk dotar a NASA de veículos espaciais capazes de transportar astronautas, módulos lunares e mantimentos, tudo de uma vez para uma futura alunagem. 

Mas a SpaceX, uma vez que a empresa privada, pode ir ainda mais longe, já que Elon Musk chegou a admitir que o sucesso do Falcon Heavy podia ser sinónimo da abertura da empresa ao turismo espacial. O CEO da Tesla disse mesmo que estava preparado para vender dois bilhetes para uma viagem ao espaço.

Elon Musk já tem dois foguetões capazes de voar até o espaço e depois regressar a Terra em condições de ser reenviados para lá da nossa atmosfera com segurança em missões futuras. Isso revoga a preocupação de gastar largos milhões de dólares de cada vez que se lança um veículo para o espaço. 
Outro pormenor que torna a viagem do Falcon Heavy muito importante é que ela prova que se pode gastar menos dinheiro nos orçamentos entregues ao ramo da exploração espacial. Enquanto o lançamento de um Delta IV Heavy custa 390 milhões de dólares - números da própria United Launch Alliance -, um SpaceX não gastou mais do que 90 milhões de dólares para lançar o Falcon Heavy.

Mais um ponto a favor da SpaceX: tem um problema com a capacidade de construção de veículos espaciais reutilizáveis: Elon Musk já tem dois foguetões capazes de voar até o espaço e depois regressar a Terra em condições de ser reenviados para lá da nossa atmosfera com segurança em missões futuras . Isso revoga a preocupação de gastar largos milhões de dólares de cada vez que se lança um veículo para o espaço. 

3 - O quem tem o Falcon Heavy a bordo?
A maior parte dos foguetes levam blocos de cimento nos voos de teste para simular como cargas que permitem encontrar um lugar de viagem para o espaço. A SpaceX quis fazer algo diferente: em vez dos blocos de cimento, Elon Musk cedeu seu Tesla Roadster vermelho-cereja e colocou-o a bordo do Falcon Heavy. O CEO da SpaceX divulgou como ideias de levar o automóvel a bordo do foguetão a 1 de dezembro do ano, num tweet que dizia: 

"A carga útil vai ser o meu Tesla Roadster vermelho-cereja a tocar Space Oddity. O destino é a órbita de Marte. Vai estar no espaço profundo por alguns mil milhões de anos, não é explodir durante uma ascensão ".

Antes disto, no entanto, Elon Musk já tinha enviado uma ideia de usar meros simuladores de carga: também no Twitter, o CEO da SpaceX disse em março de 2017 que usaria "a coisa mais parva imaginável". Nada que fosse de estranhar vindo de Elon Musk, visto que não é o primeiro voo do dragão, uma Space Space, há um volume espacial testada sem início da informação, um SpaceX, que usou "um volante gigante de queijo inspirado por um amigo e por Monty Python". Desta vez, use o carro de Elon Musk também tinha um símbolo simbólico: o empresário queria usá-lo porque gostou da ideia de colocar "um carro vermelho ao caminho do Planeta Vermelho".

Mas não se ficou por aí. Este não é um lugar do condutor e que, no lugar do rádio, poria uma placa negra com uma mensagem "Don 't Panic!', que em português significa "Não entres em pânico!". O boneco herdou o nome de uma canção que David Bowie lançou em 1972, em que o músico canta algo como: 

"Há um homem no espaço à espera no céu. Atividade de visita e visita-nos, mas tem medo de nos ".

Esta é mais uma homenagem que um SpaceX presta um David Bowie, já que também não é o momento do lançamento de uma canção a bordo do Falcon Heavy era "Space Oddity", de 1969. O tema, que surge nenhum álbum homónimo, foi editado precisamente no ano Em que o Homem chegou pela primeira vez à Lua. Mais recentemente, o astronauta Chris Hadfield - o primeiro lugar para o Canadá a participar numa expedição na Estação Espacial Internacional - cantou uma "Odisséia espacial" no espaço e gravou um videoclip a partir da estação.

Mas Elon Musk tinha uma última surpresa: uma hora depois do voo inaugural do Falcon Heavy, um Space X colocou em direto uma câmara instalada não Tesla Roadster vermelho-cereja que está no momento para o caminho de Marte para ficar em órbita entre a Terra eo planeta vermelho em redor do Sol. Agora, toda a gente pode ver o tempo real a vista que Starman, nome do manequim sentado no lugar do condutor, para o nosso planeta. Este vídeo tem uma funcionalidade de poder, o que é direto para trás e ver como imagens que foram transmitidas no passado, por isso pode ver como gravações que perdeu mesmo que seja aberto este streaming agora:


4 - Como funciona o foguetão? 
Para obter o transporte 64 toneladas de carga para a baixa órbita terrestre - uma massa superior a um Boeing 737 com passageiros, malas e combustível no interior -, o Falcon Heavy precisa de muitos motores. De acordo com os engenheiros da SpaceX que participaam no direto feito pela marca instantes antes do lançamento do foguetão, o Falcon Heavy foi concebido para ser literalmente uma fusão de três foguetões Falcon 9 juntos. Tem, portanto, um total de 27 motores Merlin que, trabalhando em conjunto, geram praticamente 2.268 toneladas de propulsão no momento do lançamento. É o mesmo que juntar 18 Boeing 747 em simultâneo. Sim mesmo o Saturno V, o foguetão da NASA envolvido nas missões Apollo até 1973, e é conseguido levar mais carga útil do que este veículo.

Dentro de cada um dos três núcleos que compõem o Falcon Heavy estão nove motores Merlin, os mesmos que já estão nos nos foguetões Falcon 9, que são até agora os únicos ativos da série "Falcon" da SpaceX. São estes motores, utilizados no módulo lunar da missão Apollo, que garantem que este novo veículo espacial seja "o veículo de lançamento de carroças pesadas mais eficiente e económico". Um dos aspetos que mais contribui para isso é o facto do Falcon Heavy não depender do funcionamento de todos os motores ao mesmo tempo: se algum falhar ou se para a força menos força de propulsão, isso não é comprometido com a eficiência do foguetão.

Cada um dos núcleos laterais do Falcon Heavy, que também se chamam tanques propulsores, equivalem a um foguetão Falcon 9 e são eles únicos que permanecem ligados mesmo depois da descolagem. Isso foi desenhado propositadamente porque, depois de impulsionar a parte principal do foguetão para o espaço, esses tanques regressam à Terra para ser reutilizados, à semelhança do que já aconteceu com os outros Falcon 9. Tudo a mão de ligas de alumínio-lítio, um material que resulta da mistura dos dois materiais para torná-lo mais forte e mais leve.

Estes três núcleos compõem uma primeira parte do Falcon Heavy, ligados à base e ao topo do tanque central por um reservatório de oxigénio em estado líquido. Um meio do foguetão está um motor Merlin especialmente concebido para conseguir operar no vácuo, porque não há espaço não há. Esse motor consegue permaneceu ligado por seis minutos sem parar, pode ser ligado e desligado várias vezes em função da carga que precisa de transporte. Por último, há uma segunda parte desenhada para suavizar uma separação das partes. É no topo da segunda parte do que está o nariz do foguetão e onde está armazenado toda a carga, por esta era aqui que seguia o carro de Elon Musk eo condutor, Starman. 

5 - O que vai acontecer agora?
Agora que a SpaceX provou que o Falcon Heavy é mesmo capaz de levar para uma baixa órbita terrestre uma carga útil tão grande, uma empresa de Elon Musk já tem programas preparados para criar parcerias com ela. Além das pequenas empresas interessadas em aproveitar o foguetão mais poderoso do mundo para lançar satélites de menor dimensão, há duas entidades importantes que prestam um assinar contrato com um SpaceX: a Arabsat ea Força Aérea dos Estados Unidos. 

A Arabsat é um dos principais operadores de satélite de comunicações da Arábia Saudita e de todo o mundo árabe. Os satélites Arabsat são máquinas geoestacionárias lançadas para órbita em redor da Terra entre 1985 e 2011, foram alguns dos quais já foram abandonados ou desativados. Agora, uma companhia prepara-se para lançar um grande satélite de comunicações.

Entre os clientes secundários que a SpaceX conquistou esta terça-feira com o lançamento bem sucedido do Falcon Heavy está também a Sociedade Planetária, uma organização não governamental fundada por Carl Sagan, Bruce C. Murray e Louis Friedman para investir em projetos relacionados com astronomia.
A Força Aérea não é tão confiável ao colocar os planos do futuro nas mãos de Elon Musk: primeiro vista de um novo teste de voo, desta vez privado, para ver com os próprios olhos se o Falcon Heavy está pronto para estar ao serviço dos Estados Unidos Unidos. A Força Aérea admite uma possibilidade de usar o novo foguetão da SpaceX para material de transporte relacionado com segurança nacional norte-americana, algo que pode mesmo tornar-se o negócio principal do Falcon Heavy antes de o foguetão se tornar apto a fazer viagens mais complexas para Lua ou para Marte, possivelmente com astronautas a bordo.

Entre os clientes secundários que a SpaceX conquistou esta terça-feira com o lançamento bem sucedido do Falcon Heavy está também a Sociedade Planetária, uma organização não governamental fundada por Carl Sagan, Bruce C. Murray e Louis Friedman para investir em projetos relacionados com astronomia. Neste caso, uma Sociedade Planetária quer aproveitar o Falcon Heavy para testar o LightSail, uma vela solar com uma espécie de sal que usa uma radiação solar para dar ainda mais impulso aos foguetões. 

6 - Os planos de Elon Musk semper correram bem? 
O objetivo principal de Elon Musk é tornar mais barata a exploração especial, levar astronautas a Marte por primeira vez e colonizar o planeta para torná-lo em segunda casa para uma humanidade. Não foi tão fácil como um SpaceX fez parecer na terça-feira.

O passado da SpaceX tem muitas explosões na História, embora Elon Musk veja todas elas como aprendizagens. Ainda esta temporada, perante a incerteza sobre si o teste ao Falcon Heavy correria bem, uma companhia salvaguardou-se e disse: 

"É importante lembrar que esta missão é um teste. Mesmo que não seja completo, todos os marcos experimentais que estão sendo feitos durante este teste, estaremos mesmo como uma recolha de dados essenciais ao longo da missão. Em última análise, uma missão de demonstração bem sucedida e avaliada através da qualidade das informações que podemos reunir para melhorar o veículo de lançamento para nossos clientes atuais e futuros ".

Entre os dois maiores falhanços da SpaceX está uma explosão em 2016 durante um teste de rotina feito um Falcon 9 que tinha 200 milhões de dólares de satélites de comunicação Spacecom Amos-6 a bordo. Na altura, Elon Musk descreveu o acidente como o "fracasso mais difícil e complexo" da história da SpaceX. O acidente foi causado pelo arretexcimento excessivo do oxigênio líquido usado como propulsante, que reagiu com outros compostos a bordo levando-os a explodir. Pouco depois do acidente, Elon Musk não se escusou publicar na Internet imagens da explosão.
Fonte
Via: UFOS ONLINE

Postagens mais visitadas deste blog

Porquê tomar o Cloreto de Magnésio P.A.?

Homem constrói rádio chamado ''espírito de Tesla'' adivinha o que acontece quando ele é ligado? Assustador...

ÍNDIA - Cientistas Criam Cruza de Humano com Gorila, Nascendo Bebê Híbrido!!

Você já percebeu seu olho pulsando? Saiba o motivo disso acontecer

Cérebro Quântico: Somos computadores quânticos biológicos?

Inacreditavel descoberta : Desenhos antigos encontrados na Índia parecem representar naves extraterrestres (Vimana)

5 lugares do mundo que sofrem com o excesso de turistas

Células se movendo através de um organismo vivo - Vídeo

O que se esconde em nossas impressões digitais