NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO

sábado, 15 de abril de 2017

Pesquisadores descobrem ponte cósmica que interliga galáxias

Os cientistas fizeram outra descoberta impressionante, provando que o Universo é mais misterioso do que imaginamos. Observações de mais de 23.000 pares de galáxias permitiu aos astrônomos localizarem uma ponte de matéria escura que as conecta.

Pela primeira vez, os especialistas fizeram uma imagem da ‘elusiva ponte de matéria escura’ que interliga diferentes galáxias por todo o cosmos.
Até agora os cientistas haviam somente especulado sobre a existência e uma teia cósmica, pois ela permanecia inobservável até agora.
O mapa recém obtido – em cor falsa mostra galáxias brilhantes como uma região branca, enquanto as pontes de matéria escura são ilustradas em vermelho.

Os pesquisadores publicaram seu trabalho num novo artigo no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A imagem – composta de observações de mais de 23.000 pares de galáxias – confirma as previsões de que as galáxias por todo o Universo são ligadas umas as outras, através de uma rede cósmica conectadas por matéria escura.
A matéria escura é uma substância misteriosa que perfaz aproximadamente 27 por cento do Universo. Ela não brilha, absorve ou reflete a luz, o que a torna indetectável pela maior parte.  Somente baseados nas suas interações com a matéria visível, os cientistas podem deduzir sua existência. Porém, os pesquisadores da Universitade de Waterloo foram capazes de mensurar um efeito conhecido como lente gravitacional fraca, através do uso de numerosas imagens a partir de um levantamento celeste em vários anos, utilizando o Telescópio Canadá-França-Havaí.
A lente gravitacional faz com que galáxias distantes pareçam distorcidas, devido à uma massa não vista, tal como um planeta, um buraco negro, ou neste caso a matéria escura.
Os pesquisadores essencialmente usaram as imagens de milhares de galáxias localizadas a uns 4,5 bilhões de anos-luz de distância, para revelarem a misteriosa presença de ‘matéria escura’ as interligando.
O astrônomo Mike Hudson disse:
Por décadas, pesquisadores têm previsto a existência de filamentos de matéria escura entre as galáxias, os quais agem como uma superestrutura similar à uma teia, interligando as galáxias.
Esta imagem nos posiciona além das previsões, para algo que podemos ver e mensurar.
Como apontado pelo Science Alert, esta imagem não só é agradável esteticamente, mas ela também revela várias características intrigantes, as quais de outra forma seriam difíceis de detectar.
As novas observações permitiram aos astrônomos criarem um mapa mostrando as pontes, enquanto descobriram que o fenômeno é mais forte em sistemas que estão separados por menos de 40 milhões de anos-luz.

E ainda há muito mais a ser descoberto sobre o nosso incrível Universo.



NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO

Disso Você Sabia ? no Facebook