Siga este Blog

domingo, 12 de março de 2017

O campo magnético da Terra está mudando rápido

O campo magnético da Terra está mudando
Qualquer um que olhar para uma bússola apontando firmemente para o polo norte pode supor que o campo magnético da Terra é uma constante. Mas não é. Os pesquisadores sabem há muito tempo que as mudanças estão em andamento.
Tradução, edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch
O campo magnético (e os polos) da Terra está mudando rápido
Pelo Dr. Tony Phillips (Spaceweather.com) – Fonte: http://news.spaceweather.com/
O pólo norte magnético rotineiramente se move, tanto quanto 40 km / ano, causando que as agulhas das bússolas fiquem à deriva ao longo do tempo. Além disso, o campo magnético planetário enfraqueceu 10% desde o século XIX.
Um novo estudo da constelação de satélites Swarm da Agência Espacial Europeia (ESA)revela que as mudanças podem estar acontecendo ainda mais rápido do que se pensava. Neste mapa abaixo, o azul representa onde o campo magnético da Terra é mais fraco e vermelho mostra as regiões onde é mais forte:
Acima: Dados de satélite mostram que o campo magnético da Terra está mudando rápido. O ponto em que o campo é mais fraco no planeta fica exatamente sobre o BRASIL.
Os dados da rede de satélites  Swarm, combinados com observações dos satélites CHAMP e Ørsted, mostram claramente que o campo magnético da Terra enfraqueceu em cerca de 3,5% em latitudes altas em relação à América do Norte, ao passo que se fortaleceu cerca de 2% em relação à Ásia.
A região onde o campo magnético do planeta está mais fraco – a Anomalia do Atlântico Sul [SAA-South Atlantic Anomaly], com FOCO CENTRAL NO BRASIL – tem se movimentado firmemente para o oeste e enfraquecido mais cerca de 2%. Essas mudanças ocorreram durante o período relativamente breve entre 1999 e meados de 2016.
Medições feitas ao longo dos últimos meses confirmam a tendência geral de enfraquecimento do campo magnético, com as quedas mais dramáticas acontecendo sobre o Hemisfério Ocidental, no Brasil.
O campo magnético da Terra nos protege de sermos atingidos por cargas altamente energizadas das tempestades solares e dos raios cósmicos. Menos magnetismo significa que MUITO mais radiação solar e cósmica (oriunda de outros sóis) pode penetrar a atmosfera do nosso planeta, afetando-nos. Na verdade, balões de alta altitude lançados pelo Spaceweather.com rotineiramente detectaram níveis crescentes de raios cósmicossobre a Califórnia. Talvez a queda, a diminuição do campo magnético sobre a América do Norte contribui para essa tendência.
Por mais notáveis que pareçam essas mudanças, elas são brandas em comparação com o que o campo magnético da Terra tem feito no passado. Às vezes o campo gira completa e rapidamente, com os pólos magnéticos norte e sul trocando de lugar, literalmente. Tais reversões drásticas, registradas no magnetismo de rochas antigas, são imprevisíveis e inevitáveis.
As reversões dos polos e do campo magnético  acontecem em intervalos irregulares com uma média de cerca de 300.000 anos; A ÚLTIMA REVERSÃO desse tipo aconteceu ha cerca de 780.000 anos atrás. Parece que estamos muito atrasados para outra reversão total dos pólos norte sul e do campo magnético? Ninguém sabe.
A constelação de três satélites do programa SWARM orbitando a Terra. Crédito: ESA / Medialab AOES
A rede Swarm é um trio de satélites equipados com magnetômetros vetoriais capazes de detectar o campo magnético terrestre desde as altitudes orbitais até a borda do núcleo do nosso planeta. Esse grupo de satélites é esperado para continuar suas operações, pelo menos, até 2017, e possivelmente além, por isso fique atento para novas atualizações a respeito desse assunto sobre a mudança dos polos e do campo eletromagnético de nosso planeta.
Mais dados e informações:
  1. http://thoth3126.com.br/mudanca-nos-polos-geomagneticos/
  2. http://thoth3126.com.br/inversao-dos-polos-e-a-reversao-do-campo-magnetico-da-terra/
  3. http://thoth3126.com.br/pao-e-circo/
  4. http://thoth3126.com.br/uma-visao-pessoal/
  5. http://thoth3126.com.br/amas-a-anomalia-magnetica-sobre-o-brasil/
  6. http://thoth3126.com.br/mudanca-nos-polos-magneticos-a-ciencia-se-dobra-as-profecias/
  7. http://thoth3126.com.br/canada-sons-de-novo-muito-estranhos-sao-gravados-filme/
  8. http://thoth3126.com.br/mudanca-nos-polos-norte-muda-muito-rapido-polo-sul-se-arrasta/
  9. http://thoth3126.com.br/vulcao-cumbre-vieja-mega-tsunami-pode-atingir-o-brasil/
  10. http://thoth3126.com.br/o-cinturao-de-fotons-acelera-as-mudancas/
  11. http://thoth3126.com.br/mudanca-dos-polos-nortesul-esta-acontecendo-agora/
  12. http://thoth3126.com.br/sinkholes-surgem-por-todo-o-planeta/
  13. http://thoth3126.com.br/novos-sinkholes-surgem-na-siberia-russia/
  14. https://thoth3126.com.br/mudanca-no-campo-magnetico-acelerou-drasticamente-nos-ultimos-06-meses/
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.
NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO