Siga este Blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Algo estranho está acontecendo no espaço: Saturno muda de cor e deixa cientistas da NASA intrigados

saturnomudoudecor
Enquanto aqui na América mudanças dramáticas estão acontecendo em nosso clima político, mudanças ainda mais dramáticas estão acontecendo no espaço.
Saturno mudou de cor. Ninguém sabe muito bem por que Saturno mudou de cor. Felizmente nem tudo em Saturno mudou, mas o pólo norte, que é uma tempestade que poderia facilmente engolir todo o planeta Terra. Uma sonda tem acompanhado a tempestade em Saturno desde 2004, mas ainda os cientistas que o seguem não estão certos o que aconteceu para causar a mudança nas cores.

Em 2012, o pólo era azul, e agora parece ter se transformado completamente em uma cor dourada brilhante. Embora isso pareça bizarro, esta não é a primeira vez que o pólo de Saturno mudou de cor. Entre 1995 e os primeiros dois mil, o pólo tornou-se cada vez mais escuro. Os cientistas que estudavam o planeta concluíram que era porque havia menos fotões chegando à superfície de Saturno. Isto significa que não havia luz suficiente reagindo com a atmosfera do planeta. Agora que o pólo está inclinando para trás para o sol o pólo do planeta está desenvolvendo uma cor brilhante do ouro. NASA acredita que isso poderia ser apenas resultado de uma mudança de "temporada" do planeta gigante. Esta mudança é enorme, e enquanto seria uma preocupação se uma grande parte da Terra iria transformar em ouro, os cientistas estão agora apenas começando a entender Saturno e como o planeta funciona. Isso poderia levar décadas ou séculos para entender. Porque o planeta é muito maior, suas estações são maiores e suas mudanças são maiores e vai levar abundante pesquisa para entender o que está causando essas mudanças.

Esperançosamente, a NASA continuará a ter o financiamento para conduzir esta pesquisa porque a mudança atual é um tópico muito quente na comunidade científica.
Veja também: ALERTA: ''Tempestade solar que se aproxima poderá desligar todas as redes elétricas do mundo''
Todas as imagens via NASA.
NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO