Siga este Blog

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Ações da Eletrobras são suspensas nos EUA; governo estuda venda de ativos

A Bolsa de Nova York suspendeu nesta quarta-feira a negociação das ADRs, também conhecidas como recibos de ações, da Eletrobras. A decisão ocorre após a estatal comunicar, na véspera, que não entregaria às autoridades dos Estados Unidos os balanços de 2014 e 2015 auditados. O governo pretende recorrer da decisão.
A retirada da Eletrobras da lista das empresas com papéis negociados na Bolsa de Valores de Nova York com o aval da SEC, o órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, é um dos problemas mais imediatos para a nova equipe econômica do governo do presidente interino Michel Temer. A suspensão cria o risco de, na prática, os credores da estatal cobrarem antecipadamente dívidas da companhia.

Planejamento estima que rombo nas contas públicas ultrapasse R$ 160 bi

Diante da urgência de se levar à votação a redução da meta fiscal para 2016, o ministro do Planejamento Romero Jucá informou a senadores aliados que o rombo nas contas públicas deve ultrapassar os 160 bilhões de reais. O número definitivo será detalhado ao Congresso na próxima segunda-feira, já que tanto Jucá quanto o ministro da Fazenda Henrique Meirelles ainda trabalham para finalizar uma radiografia nas contas públicas e angariar apoio para que o tema seja votado tanto por deputados quanto por senadores já na terça-feira de manhã.
O presidente do Congresso Renan Calheiros (PMDB-AL), responsável por convocar a sessão do Congresso que votará a redução da meta fiscal, recebeu o diagnóstico de Jucá de que o caos nas contas deixado pelo governo Dilma Rousseff não se aproxima de forma nenhuma dos cerca de 96 bilhões de reais aventados pelo então ministro da Fazenda Nelson Barbosa, e sim da casa dos 160 bilhões de reais. O primeiro panorama da área econômica estimava que o rombo poderia superar 120 bilhões de reais, número já considerado defasado pelo governo interino. "Soube que o déficit já teria ultrapassado os 160 bilhões de reais. Esse é um argumento definitivo para que nós possamos votar a redução da meta de forma rápida, célere e urgente", disse Calheiros.

STF notifica Dilma para que esclareça o termo ‘golpe’ no discurso

A Câmara dos Deputados não deixou barato e o Supremo Tribunal Federal, em decisão liminar da ministra Rosa Weber, deu aval para a cobrança da responsabilidade da verborragia política.
A ministra determinou ontem que presidente afastada Dilma Roussef seja notificada para responder a ação da Procuradoria Parlamentar da Câmara. O STF e a Câmara querem que ela esclareça o uso do termo “golpe'' nos discursos públicos, sobre o processo de impeachment, ocorrido dentro da lei, conforme citam as duas instituições.

Parlamento Europeu: Europa deve intervir na Venezuela, não no Brasil


Falando em Lisboa, à margem da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-americana, o vice-presidente do Parlamento Europeu disse que o que se está a passar no Brasil cabe aos brasileiros resolver. Já em relação ao que se passa na Venezuela, a UE deve intervir porque é matéria de violação dos direitos humanos.
O vice-presidente do Parlamento Europeu responsável pela América Latina, o italiano António Tajani, considerou esta terça-feira, 17 de Maio, que a Venezuela representa "um problema de Direitos Humanos" que a União Europeia deve abordar. Já no Brasil, "há um problema de corrupção, mas não é nosso trabalho [solucioná-lo], isso é trabalho para o Brasil".

"Na Venezuela falta democracia. Não se pode fazer oposição a partir da prisão. Nem se pode ser empresário a partir da prisão. O respeito pelos Direitos Humanos para nós é uma prioridade", considerou à agência Lusa o europarlamentar, que também foi vice-presidente da Comissão Europeia.

Forte terremoto sacode Equador, a 34 km de Rosa Zarate

Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram um violento terremoto de 6.7 pontos de magnitude ocorrido no Equador, 34 km a oeste-noroeste de Rosa Zarate as 04h57 pelo horário de Brasília (18/05/2016). O poderoso tremor teve seu epicentro estimado a 10 km de profundidade, sob as coordenadas 0.41N e 79.76W. 
NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO