Seja Bem Vindo
NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO

Siga este Blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Brasil corrupto: País tem pior queda do mundo no ranking de corrupção global

“País teve a pior queda mundial no Ranking divulgado anualmente pela ONG Transparência Internacional”, mostrando que a corrupção vem tomando níveis inimagináveis


O Brasil despencou sete posições no ranking internacional da corrupção, compilado todos os anos pela ONG Transparência Internacional. Após a descoberta do petrolão pela Operação Lava Jato, o País, caiu para a 76ª posição no ranking de 168 países – a maior queda no mundo.
E o problema não foi só o esquema de corrupção descoberto na Petrobras, mas a falta de medidas estruturais para evitar a continuação de subornos e propinas. A entidade alertou que enquanto não houver uma reforma de fato no Brasil, as punições adotadas contra ex-diretores da Petrobras não serão suficientes para acabar com a corrupção no País e que “novas máfias” podem “se apoderar uma vez mais das estatais”.
A ONG avalia a percepção internacional da corrupção a partir de sondagens colhidas por diferentes entidades. A Dinamarca é, segundo o ranking, o país menos corrupto do mundo, sendo a Coreia do Norte e a Somália os piores casos.
Para o diretor da Transparência Internacional para a América Latina, Alejandro Salas, a Operação Lava Jato, as prisões de executivos e políticos tem sido “ofuscados” pela falta de reformas reais no Brasil e pelo comportamento dos líderes políticos. “A corrupção sempre existiu no Brasil. Ela não é algo de 5 ou 20 anos”, disse em entrevista à Agência Estado.
“Dilma Rousseff venceu as eleições, mas suas reformas propostas na campanha não avançaram nem sequer um centímetro e, enquanto não houver uma reforma política, o Brasil não vai avançar na percepção internacional. Enquanto houver uma disputa política e o Brasil estiver paralisado nela, nada vai melhorar”, ressaltou.
Para Salas, apenas punir os responsáveis pelo atual escândalo não é o que o mundo espera do Brasil. “Isso é importante e precisa continuar. Mas (o juiz Sérgio) Moro não é suficiente. Não se pode solucionar o problema estrutural da corrupção apenas com punições. Sem novas leis, o risco é de que, em cinco anos, veremos que uma nova máfia vai tomar conta uma vez mais da Petrobras ou de outras entidades, como o BNDES, e vão se apropriar uma vez mais das estatais”, alertou.
Salas também desmontou o argumento do governo Dilma de que as investigações só estão ocorrendo por que ela deu condições. “É artificial e inválida. O governo não está fazendo mais que sua obrigação e isso não é um favor a ninguém”, disse. Em sua avaliação, o “real teste”, viria se eventualmente o ex-presidente Lula, Dilma ou um outro líder fosse investigado.

Veja também:

A ONG também não poupou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de críticas e alerta que é justamente seu comportamento que “exemplifica” a desconfiança internacional com o Brasil. “O mundo se pergunta como Cunha pode ser um líder diante das acusações que pesam sobre ele. Isso manda um sinal muito ruim e ofusca o que foi feito na Lava Jato. Cunha está fazendo o contrário do que o mundo esperava do Brasil” disse.
“O País não caiu no ranking por que se descobriu a corrupção. Mas porque a briga política, a insistência de políticos em se manter no poder e a falta de reformas ofuscam o que as investigações estão fazendo “, afirmou Salas.
O Brasil, segundo o informe publicado neta quarta-feira, 27, em Berlim, está hoje empatado com Burkina Fasso e Zâmbia, abaixo de El Salvador, Bulgária e África do Sul. Com apenas 38 pontos de 100 possíveis no ranking, o Brasil ficou abaixo da média de pontuação do mundo ou das Américas e perdeu cinco pontos em um ano. A escala de 0 (considerado o mais corrupto) a 100 (considerado o menos corrupto) aponta ainda que o Brasil não atinge nem mesmo a média dos países árabes.
A tabela de honestidade na América do Sul tem o Uruguai como o país mais transparente no 21º, com índice de 74. O país mais corrupto é a Venezuela, com índice 17, na 158ª posição. 


(Fonte: Diário do Poder)

Via:  http://www.revoltabrasil.com.br/politica/8817-brasil-corrupto-pais-tem-pior-queda-do-mundo-no-ranking-de-corrupcao-global.html

Veja também:

NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO

POSTAGENS MAIS VISITADAS

Disso Você Sabia ? no Facebook