Siga este Blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

“Top 100” de cientistas brasileiros da revista Super Interessante de 1996: Dr. Gilberto Chierice, pesquisador da fosfoetanolamina sintética

Quando aparecer algum mentiroso e desinformador no Youtube ou na mídia corporatica querendo desqualificar o Dr. Gilberto Chierice, o pesquisador por trás da fosfoetanolamina sintética, mostre este artigo publicado em 1996 pela Revista Super Interessante. Já que adoram endeusar a mídia Main Stream, não poderão torcer o nariz para este artigo do Grupo Abril.


Muito prazer. Queremos apresentar a você a elite da ciência brasileira: cem cientistas e instituições científicas fundamentais, do passado e do presente. Para comemorar a edição número 100 da SUPER – cem revistas dedicadas à aventura do conhecimento, desde a primeira, em outubro de 1987 –, decidimos homenagear esses brasileiros. São eles que carregam a lâmpada de Diógenes – a luz do conhecimento – com bom ou mau tempo. Você agora vai conhecê-los melhor. E se orgulhar deles.

Todo mundo sabe que não é fácil ser cientista no Brasil. Todo mundo sabe que falta dinheiro etc. Mas é incrível: os obstáculos estão aí para serem vencidos. Os cientistas brasileiros têm qualquer coisa de heróis. Além de talento e inteligência são homens de vontade de ferro.
Para listar o supertime que você vai ver nas próximas páginas, nós também precisamos de garra. Começamos consultando cientistas das mais diversas áreas. Eles nos mandaram listas dos melhores de sua disciplina. Confrontando as relações, consolidamos um conjunto de 160 nomes ilustres. Difícil, quase impossível, foi reduzir essa lista. Quando por fim chegamos aos cem, havíamos consultado 116 cientistas e mais bancos de dados, bibliotecas, jornais e revistas. Conversamos ou trocamos faxes com quase todos os escolhidos vivos, inclusive com o sociólogo que hoje é presidente da República e com o cardiologista que é ministro da Saúde. Uma trabalheira danada. Uma trabalheira em equipe: sete jornalistas e dois meses de pesquisa.
O resultado é esta seleção de cem homens, mulheres e instituições, distribuídos em treze disciplinas. Alguns desenvolvem trabalhos interdisciplinares mas figuram numa única disciplina apenas para efeito de simplificação.

E quem aparece na 46ª posição?


Enquando o Dr. Chierice não aparecia na mídia envolvido com a fosfoetanolamina sintética em 1996, o Grupo Abril o colocava como um dos cem cientistas de referência do país. Agora que o composto foi descoberto pela população brasileira, a Rede Globo, Drauzio Varella e um pequeno grupo de “Youtubers” cretinos o colocam como “charlatão”, “garrafeiro” e a substância como “perigosa” ou “placebo”.
Percebe-se claramente o motivo da campanha criminosa de insultos e desqualificação contra o Dr. Chierice e sua equipe de cientistas.
O que está em jogo aqui são bilhões de dólares com quimioterápicos e radioterápicos que o mafioso cartel dos grandes laboratórios tenta proteger. Não querem permitir que uma substância de 10 centavos, cuja patente não lhes pertence, seja testada e fornecida à população para salvar milhões de vidas humanas. E a Anvisa e Fiocruz, que já deveriam ter testado a fosfo há anos atrás, nada fez. Que interesses a Anvisa defende?
Quantas pessoas morreram de câncer no Brasil desde que a Anvisa e Fiocruz tomaram conhecimento da existência da fosfoetanolamina sintética? Por que ao invés de promover a pesquisa e os testes clínicos, simplesmente silenciaram?
A omissão da Anvisa é tão suspeita que este órgão será monitorado para não dificultar a produção da fosfoetanolamina.
Curiosamente, a ferramenta de busca do site da Anvisa não está funcionando. Mas felizmente criaram um vídeo comprovando que o Dr. Chierice procurou este órgão e a reunião foi registrada em janeiro de 2010. A pauta era: “pesquisa clínica e tratamento para o câncer com fosfoetanolamina“.


Pergunta que não quer calar: Por que a Anvisa não iniciou com URGÊNCIA os testes clínicos para comprovar a eficácia da fosfo?
Alguém precisa ir para a cadeia, pois durante todos estes anos, milhares(ou milhões) de pessoas morreram de câncer, sendo que uma possível cura já existia. Esta criminosa omissão por parte da Anvisa e Fiocruz precisa ser investigada e os responsáveis punidos.
Mais algum otário “Youtuber” vai querer posar de “debunker” para cima do Dr. Chierice?
Os vagabundos que estão criando vídeos no Youtube contra a fosfoetanolamina não passam de ignorantes frustrados, que ao não ter capacidade de criar nem desenvolver nada, se sentem realizados tentando destruir a reputação dos verdadeiros cientistas brasileiros.
O verdadeiro cientista não fica criando videozinho desinformador no Youtube, se encerra num laboratório de pesquisas e passa horas pesquisando, desenvolvendo, publicando trabalhos e defendendo teses. O pior é que alguns destes vídeos são criados por “biólogos” e “doutores”.
É hora de fazer uma limpa no ensino básico e universitário brasileiro, porque uma horda de ineptos estão recebendo diploma sem sequer saber ler e pesquisar.


NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO