Siga este Blog

terça-feira, 7 de julho de 2015

O melhor espetáculo de fogos de artifício da galáxia está a caminho da Terra

Marque no seu calendário: em 2018, em um telescópio próximo à sua casa, você verá um dos mais impressionantes shows de fogos de artifício de toda a galáxia.

Dentro de quase quatro anos, o pulsar conhecido como J2032+4127 vai girar ao redor do MT91 213, uma estrela binária com 15 vezes a massa do Sol e 10.000 vezes mais brilhante que ele. Quando os dois corpos estelares se aproximarem, o pulsar com o tamanho de uma cidade vai mergulhar em um disco de gás e poeira provocando um show de luz cósmica que seria aprovado por Michael Bay.

J2032 é o núcleo destruído de uma estrela que explodiu há muito tempo. Pesando quase o dobro do nosso Sol e girando sete vezes por segundo, o pulsar produz um fluxo de raios gama de alta energia, que astrônomos identificaram pela primeira vez em 2009 usando o Telescópio Fermi.

Pulsares são relativamente comuns no cenário cósmico, mas o J2032 é especial, pois está preso gravitacionalmente a uma das maiores e mais brilhantes estrelas da nossa galáxia. O pulsar se aproxima do parceiro uma vez a cada 25 anos, e é isso o que poderá ser visto em 2018. As explosões de alta energia que ocorrem na sequência vão ajudar astrônomos a medirem a gravidade de MT91 213, além do seu campo magnético e vento estelar.

O melhor de tudo é que, a 5 mil anos luz de distância, nós seremos capazes de assistir aos fogos de artifício astronômicos, já que os telescópios ao redor do mundo capturam tudo de ondas de rádio a raios gama de alta energia. Para aumentar o interesse do público, a NASA liberou um trailer explicando exatamente o que podemos esperar.

Particularmente, eu amo fogos de artifício com uma dose saudável de astrofísica, então estou bastante ansiosa por esse momento.
FONTE: http://gizmodo.uol.com.br/
Via: http://ufos-wilson.blogspot.com.br/2015/07/o-melhor-espetaculo-de-fogos-de.html


Notas relacionadas
NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO