Siga este Blog

domingo, 20 de abril de 2014

Elevação do nível do mar e mudanças climáticas


Muito já se debateu sobre as mudanças climáticas da Terra, especialmente sobre o aquecimento global, no entanto, existem reais preocupações com fenômenos que podem fazer desaparecer mais de 50% da população mundial. 

Um desses fenômenos preocupantes é a elevação do nível do mar e o desgaste das linhas costeiras.

Este processo vem se acelerando fortemente durante 20 anos, segundo constatam estatísticas. Entenda o motivo: o aumento da temperatura terrestre faz com que a quantidade de água do oceano aumente e, consequentemente, o espaço do mar também. 

O que está em risco?

Com a elevação dos mares, muitas espécies e muitos pontos geográficos tendem a sumir, esse é o caso das regiões que estão vulneráveis, como a costa leste americana. Nova Iorque, Boston e Miami são alguns dos pontos mais críticos.
De acordo com as pesquisas recentes, a população mundial pode desaparecer em uma porcentagem de mais de 50%, o que é realmente preocupante. Bangladesh, por exemplo, está ameaçado em 80%.
Cidades que vivem do turismo podem perder muito na sua economia, como é o caso de Veneza e do Rio de janeiro. A cidade romântica italiana já costuma sofrer alagamentos.
Quem esteve por lá costuma relatar que muitos restaurantes e mesmo outros pontos já sofrem alagamentos. A tendência é que haja inundações. 

Afinal, como evitar essa catástrofe?

Cientistas engajados na causa ambiental não cansam de buscar alternativas para os danos que estão por vir. Embora não seja motivo desesperador, mas sim de prevenção, é importante que haja uma conscientização global acerca da questão. 
Cada local possui a sua especificidade, por isso, cabe aos profissionais que atuam na área fazerem estudos profundos de como evitar e/ou amenizar os impactos do fenômeno.
No Rio de Janeiro, por exemplo, já há estudos rigorosos e medidas que estão sendo implementadas para que os efeitos não sejam devastadores. Engenheiros e pesquisadores promovem seminários e congressos para discutir sobre o assunto, vale a pena ficar de olho.
Além de tudo isso, cabe aos governantes e a todos buscarem formas de frear a mudança climática desenfreada enquanto ainda é tempo. 
Fonte: Vouchercloud
http://www.ciencia-online.net/2014/04/elevacao-do-mar-e-mudancas-climaticas.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ciencia-online+%28Ci%C3%AAncia+Online%29
NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO