NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO

Siga este Blog

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Você sabe o que é Tracoma?

Com informações do Ministério da Saúde
Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis.
A doença, também conhecida como conjuntivite granulomatosa, ocorre principalmente em crianças, e o tratamento é fácil, mas essencial.
Sem o tratamento, há o risco de que a doença cause lesões que provocam o atrito da pálpebra com a córnea, prejudicando a visão.
Em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas - cerca de 25% dos casos são assintomáticos -, mas é importante ficar atento aos olhos se eles se apresentarem vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando - com sensação de areia - e intolerância à luz.
Se não for tratada adequadamente com antibióticos orais, os sintomas poderão escalar e causar cegueira, resultado da ulceração e cicatrização da córnea
Transmissão do tracoma
A transmissão do tracoma - é uma doença considerada altamente contagiosa - ocorre por meio da secreção dos olhos de uma pessoa infectada, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. Objetos contaminados, roupas de cama, lenços e toalhas também podem transmitir a bactéria.
Para evitar o contágio, a dica é incentivar e dar exemplo para crianças lavarem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçarem os olhos, não usarem toalhas ou lenços de outras pessoas e até mesmo evitarem dormir na mesma cama com várias pessoas.
Os fatores de risco claramente associados à ocorrência do tracoma são as baixas condições socioeconômicas e ambientais. Saneamento básico, acesso à água potável e destinação adequada do lixo são medidas importantes para evitar doença.


Notas relacionadas
NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO