Siga este Blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Uma nova moeda global? Dominica se torna o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda corrente

Postado Por: Marcos Paulo Goes

O sonho dos defensores de uma moeda livre do controle estatal acaba de acontecer numa pequena ilha do Caribe. Dominica é um pequeno país insular, localizado na América Central, que se tornou independente do Reino Unido em 1978. Sua economia é baseada na agricultura, mais precisamente em atividades ligadas ao comércio de banana.

Apesar de não contar com belas praias como os seus vizinhos, Dominica passará a ser o primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin. O lançamento da moeda está marcado para março do ano que vem e irá contar com uma grande festa. A data, 14 de março de 2015, foi escolhida em homenagem ao símbolo matemático pi (em inglês 3/14/15, mesmo valor da constante: 3,1415…).

A iniciativa chamada de “Let the Bit Drop” (Deixe o Bitcoin Fluir) foi organizada pelos representantes da Coinapult, Aspen Assurance, Bitcoin Beauties e College CryptocurrencyNetwork(CNN), do MIT, junto com as autoridades do país. Com isso, os 70.000 habitantes da ilha irão receber certa quantidade de bitcoins através de uma mensagem de texto, em seus celulares. O dinheiro convertido em moeda virtual será arrecadado através de doações do público e de empresas que desejam participar da iniciativa.
Para explicar à população sobre os benefícios de utilizar a moeda virtual, o governo de Dominica e o CNN irão distribuir material educativo para os habitantes da ilha. Segundo o CEO da Coinapult, os ministros se mostraram confiantes na iniciativa, uma vez que ela poderia estimular a economia no país.

Dominica, como foi dito anteriormente, não possui tantas praias graças as suas regiões vulcânicas, o que faz com que a receita oriunda do turismo não seja alta. Para se ter uma ideia, o número de turistas que passeiam na ilha é menor do que os que visitam o Haiti. Além disso, a grande dependência da agricultura da banana torna a economia da pequena ilha vulnerável a mudanças climáticas. Em 2007, o Furacão Dean danificou a indústria agrícola local, assim como sua infraestrutura.

A adoção do Bitcoin faz parte de uma estratégia do governo para turbinar a economia. Desde 2007, o setor agrícola vem sendo alvo de políticas públicas que visam diversificar a agricultura local, através da cultura de café, flores, frutas tropicais e babosa. Além disso, a exportação de bens manufaturados, com o destaque para o sabão, vem sendo estimulada. Outros problemas, como a alta taxa de desemprego (23% da população economicamente ativa) e a corrupção também são desafios a ser vencidos.

Fato curioso é que Dominica, apesar de adotar uma moeda livre da regulação do Estado, é membro da Aliança Bolivariana das Américas (ALBA), criada pelo ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. O grupo foi criado para fazer oposição ao Acordo de Livre Comércio das Américas (ALCA), capitaneado pelos Estados Unidos.

NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO