Agora são: horas e minutos - Agradeço sua presença e volte sempre

Arriscará a Rússia invadir a Ucrânia?

Rússia pronta para invadir a Ucrânia?

 - Nesta quinta, post imperdível com mais notícias de bastidores sobre a hipotética Terceira Guerra Mundial!

O que até há alguns dias era uma hipótese meramente acadêmica, a invasão da Ucrânia pela Rússia, começa a tomar contornos de possibilidade. 

O exército russo tem vindo a tomar posições ao longo da fronteira ucraniana, ao longo de meia centena de quilômetros, e esses movimentos são interpretados pela Polônia e pela OTAN como a preparação de uma invasão. 

Se no caso da Crimeia foi brandido o pretexto da insegurança da população russófila face ao novo poder de Kiev, consumando-se, por via de um referendo local, uma anexação que foi festejada em Sebastopol (há um curioso paralelo, ressalvando-se as distâncias, com o caso dos Sudetas na II Guerra Mundial, quando o III Reich de Hitler ocupou e anexou aquele território da Checoslováquia, a pretexto de defender a população germânica aí residente), já no caso do Leste da Ucrânia essa intervenção não é de modo algum pacífica. 

Desenrola-se ali uma batalha, sobretudo nas cidades de Donetsk e Lugansk, entre o exército ucraniano e combatentes separatistas pró-russos. É uma guerra civil que, a eternizar-se, porá em risco a sobrevivência da Ucrânia como país. 

Daí que o poder de Kiev, já legitimado por eleições, esteja a fazer tudo para vencer os rebeldes e reassumir o controlo das cidades ocupadas. 

Se neste conflito, interno, a Rússia ousar intervir militarmente, estaremos perante o início de uma guerra perigosa e indesejável. Primeiro entre a Rússia e a Ucrânia, depois entre os países que tomarem partido por cada um dos lados. 

Tal cenário, num momento em que se comemoram os 100 anos da I Guerra Mundial, devia pôr o mundo em alerta. Em 1914, ano em que rebentou a guerra, Teófilo Braga escreveu estas palavras idílicas: “O século XX não será devastado por outros mais aperfeiçoados Hunos e Tártaros; os nacionalismos egoístas serão subjugados pela consciência da solidariedade humana.” Enganou-se tragicamente, como se viu.


Postagens mais visitadas deste blog

Porquê tomar o Cloreto de Magnésio P.A.?

Homem constrói rádio chamado ''espírito de Tesla'' adivinha o que acontece quando ele é ligado? Assustador...

ÍNDIA - Cientistas Criam Cruza de Humano com Gorila, Nascendo Bebê Híbrido!!

Escultor crê que jovem seja reencarnação de filósofo e tenha completado a obra dele

Família Rothschild e o desaparecimento do voo Malaysia MH370

Você já percebeu seu olho pulsando? Saiba o motivo disso acontecer

Vidente mostra carta que teria sido escrita em 2005 prevendo acidente de Campos

Moeda Nazista do 'Futuro' encontrada? Provocando alegações de um universo paralelo!!

Sensacional discurso de uma jornalista latina sobre a farsa do socialismo