SEJA BEM VINDO - NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO
NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO

domingo, 13 de abril de 2014

Terremoto causou abertura da CROSTA terrestre na Nicarágua

O terremoto de magnitude 6,2 sacudiu nesta quinta-feira a costa do Pacífico da Nicarágua causou uma abertura de uma polegada na crosta da Terra, alertou hoje um especialista em eventos sísmicos em Manágua.

Angélica Muñoz, diretor do Instituto Geofísico de Estudos Territoriais (INET), disse que os especialistas estão "em alerta e preocupados" com as consequências do violento terremoto que ocorreu sob o lago Xolotlán a cerca de 30 quilômetros a noroeste de Manágua.

"Que devemos estar alerta e preocupados, porque eu realmente não sei o "efeito dominó ", que pode ocorrer", disse o funcionário durante uma reunião com a primeira-dama Rosario Murillo e autoridades do setor de serviços e de resposta a desastres.

Muñoz disse quinta-feira após o terremoto, cujo epicentro foi 10 quilômetros de profundidade sob o lago, houve mais de 1.000 tremores secundários, incluindo terremotos de magnitude 4 e 5 na escala de Richter.

Um dos terremotos de magnitude 4 marcado e registrado sexta-feira na província vizinha de Carazo epicentro "muito superficial", o que "leva-nos a ser mais vigilantes", disse ele.

"Esperamos que (a atividade sísmica) é mantida em escalões inferiores e a tendência tem sido de 5 graus, embora a possibilidade de um grande evento não desprezar" para ontem insistiu Muñoz.

O terremoto na quinta-feira deixou uma pessoa morta por ataque cardíaco, 33 feridos e mais de 1.000 casas danificadas de leve a grave, em Manágua e nas cidades de Mateare e Nagarote, a noroeste da capital, de acordo com relatórios oficiais preliminares.

O governo decretou "alerta vermelho" e ativou os Comitês de Defesa Civil e sistema de monitoramento em mais de 20 vulcões ativos na orla do Pacífico, com o risco de possíveis erupções.

Um dos vulcões mais perigosos do chamado "anel de fogo" do Pacífico é o Momotombo, de quase 1.300 metros de altura e localizado mesmo ao lado do Lago Xolotlán Manágua.

O "alerta vermelho" significa vontade máximo para colocar em todas as instituições do Estado e especialmente as agências de ajuda humanitária para responder a situações de emergência, incluindo a rápida evacuação de famílias em situação de risco ou afetadas por tremores secundários.

As aulas foram suspensas na sexta-feira nas escolas e universidades em Manágua e na província de León, bem como o trabalho em vinte instituições da capital do estado localizado no centro antigo, que foram evacuados.

Fonte: Site esquerdista http://www.cubadebate.cu/

Por Gisele Emerick

http://www.libertar.in/2014/04/terremoto-causou-abertura-da-crosta.html

Siga este Blog

Postagem em destaque

Agora é real, NIBIRU está chegando, e já é visto a olho nu.

Olá amigos, desculpem a ausência. Estou muito mais ativo no meu mural Facebook, e também no nosso grupo do Facebook também, mas vamos lá...

NÃO DEIXE DE CLICAR NOS ANÚNCIOS DESTE, VOCÊ ESTARA AJUDANDO A PERMANENCIA DO MESMO. OBRIGADO

POSTAGENS MAIS VISITADAS

Disso Você Sabia ? no Facebook